Série Simples e Natural

Alexandre Lunardelli

(12/09/2019)

O principal objetivo do Ácora é te ajudar a incluir a meditação na sua rotina; que a meditação se torne um hábito. Para isso, nesta primeira série, vamos começar com exercícios mais curtos, de 4 e 6 minutos.

A postura mais comum é a sentada numa cadeira. Se precisar use uma almofada para ajustar a altura dos joelhos, de tal maneira que eles fiquem aproximadamente na mesma altura da bacia. Para quem tem as pernas compridas, usar almofada firme embaixo dos glúteos; para quem tem pernas mais curtas, usar almofadas no chão para apoiar os pés.

Pés plantados no chão, pernas paralelas sem cruzar, coluna ereta e, se possível, desencostada da cadeira*2, mãos apoiadas nas pernas, ombros relaxados e queixo paralelo ao chão. Quem tiver alguma limitação na coluna, pode usar um apoio e encostar.

Se você preferir, pode praticar sentado no chão, usando ou não uma almofada, ou também praticar deitado. O importante é você se sentir confortável, alerta e relaxado ao mesmo tempo.

Para o desenvolvimento do hábito, recomendamos que você procure praticar sempre no mesmo horário e local. O horário mais comum é pela manhã, depois de acordar e fazer sua higiene e antes do café da manhã. Você pode praticar no horário que for melhor para você.

Lembre-se sempre que além da prática formal, quando você para e se dedica ao treinamento, você tem também as práticas informais, que são todas as atividades da sua vida. Toda e qualquer atividade é uma oportunidade de você treinar sua atenção e presença.

Alexandre Lunardelli é sócio fundador da Academia de Mindfulness e desde 2012 conduz programas de treinamento para empresários, executivos, profissionais liberais, professores, artistas e estudantes. Instrutor certificado pela Mindfulness Trainings International (MTI), engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, com especialização em administração de empresas na FGV e MBA pela The Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

Assine nossa newsletter para receber nossas publicações e saber mais sobre como Mindfulness pode te ajudar a desenvolver mais qualidade de vida e mais produtividade ao mesmo tempo.