O principal objetivo do Ácora é te ajudar a incluir a meditação na sua rotina; que a meditação se torne um hábito. Para isso, nesta primeira série, vamos começar com exercícios mais curtos, de 4 e 6 minutos.
A postura mais comum é a sentada numa cadeira. Se precisar use uma almofada para ajustar a altura dos joelhos, de tal maneira que eles fiquem aproximadamente na mesma altura da bacia. Para quem tem as pernas compridas, usar almofada firme embaixo dos glúteos; para quem tem pernas mais curtas, usar almofadas no chão para apoiar os pés.
Pés plantados no chão, pernas paralelas sem cruzar, coluna ereta e, se possível, desencostada da cadeira*2, mãos apoiadas nas pernas, ombros relaxados e queixo paralelo ao chão. Quem tiver alguma limitação na coluna, pode usar um apoio e encostar.
Se você preferir, pode praticar sentado no chão, usando ou não uma almofada, ou também praticar deitado. O importante é você se sentir confortável, alerta e relaxado ao mesmo tempo.
Para o desenvolvimento do hábito, recomendamos que você procure praticar sempre no mesmo horário e local. O horário mais comum é pela manhã, depois de acordar e fazer sua higiene e antes do café da manhã. Você pode praticar no horário que for melhor para você.
Lembre-se sempre que além da prática formal, quando você para e se dedica ao treinamento, você tem também as práticas informais, que são todas as atividades da sua vida. Toda e qualquer atividade é uma oportunidade de você treinar sua atenção e presença.