Série Poder de Concentração

Alexandre Lunardelli

(09/10/2019)

Podemos dizer que a meditação é a criação do hábito da concentração com paciência infinita.

Poder de concentração é a capacidade de sustentar a atenção para aquilo que é relevante momento a momento, para aquilo que nós escolhemos prestar atenção. Podemos direcionar nossa atenção para o nosso interior (pensamentos, emoções e sensações), para a pessoa ou pessoas com as quais estamos interagindo, ou ainda para o ambiente macro como um todo (família, empresa, pais, planeta, etc.).

O que está acontecendo? Cada vez mais, nossa atenção está sob constante ataque das muitas demandas e distrações do mundo moderno. Esse ambiente de pressão, de fluxo incessante de informações, de estar sempre ligado, tem levado a uma queda acentuada na nossa capacidade de focar, aumentando o estresse, ansiedade e exaustão (o chamado burnout).

O que podemos fazer? O treinamento da atenção com a atitude correta!

O poder de concentração (ou a estabilidade da atenção) é o pilar mais importante para o bem-estar e a alta performance sustentáveis.

Alexandre Lunardelli é sócio fundador da Academia de Mindfulness e desde 2012 conduz programas de treinamento para empresários, executivos, profissionais liberais, professores, artistas e estudantes. Instrutor certificado pela Mindfulness Trainings International (MTI), engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, com especialização em administração de empresas na FGV e MBA pela The Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

Assine nossa newsletter para receber nossas publicações e saber mais sobre como Mindfulness pode te ajudar a desenvolver mais qualidade de vida e mais produtividade ao mesmo tempo.