Série Gestão da Atenção e das Distrações

Alexandre Lunardelli

(21/10/2019)

Um ambiente de alta pressão combinado com a tendência natural da mente se distrair, tem sido a causa de estresse e perda de foco.

Quando confrontado com muitas demandas e distrações ao mesmo tempo, o cérebro tem uma tendência de se envolver com todas as tarefas, é a tendência para a multitarefa (multitasking).

As pesquisas mostram que não somos capazes de focar em várias tarefas ao mesmo tempo; se envolver na multitarefa é a pior reação possível para a sobrecarga de informações.

A ciência já comprovou que quando nos envolvemos no multitasking, nós gastamos mais tempo com as tarefas, cometemos mais erros e gastamos muita energia mental. A multitarefa faz de nós pessoas menos produtivas, menos criativas e menos capazes de tomar boas decisões.

Com a atenção treinada ganhamos o espaço e a liberdade para escolhermos como direcionar nossa energia mental. Queremos estar focados na atividade escolhida e atentos ao ambiente para assim podermos escolher como lidar com as distrações.

Saber onde nossa atenção está e colocá-la naquilo que escolhemos é o que chamamos de gerenciamento da atenção e das distrações.

Alexandre Lunardelli é sócio fundador da Academia de Mindfulness e desde 2012 conduz programas de treinamento para empresários, executivos, profissionais liberais, professores, artistas e estudantes. Instrutor certificado pela Mindfulness Trainings International (MTI), engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, com especialização em administração de empresas na FGV e MBA pela The Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

Assine nossa newsletter para receber nossas publicações e saber mais sobre como Mindfulness pode te ajudar a desenvolver mais qualidade de vida e mais produtividade ao mesmo tempo.