Qual a diferença entre mindfulness e meditação?

Alexandre Lunardelli

(16/11/2016)

Para responder esta pergunta vamos inicialmente rever a definição de mindfulness. Como dissemos em artigos anteriores, mindfulness pode ser definido como a habilidade de estar presente, ou seja, um estado mental no qual colocamos nossa atenção para a realidade assim como ela se apresenta. Como vimos, mindfulness é também um conjunto de práticas e exercícios que utilizamos para treinar nossa atenção e desenvolver o estado de atenção plena. Utilizamos as técnicas mindfulness para atingir o estado de mindfulness. Soa estranho, mas é isso mesmo: mindfulness é o cultivo e a colheita.

A meditação mindfulness é um dos muitos tipos de meditação

Existem inúmeros tipos de meditação e a grande maioria delas está ligada às diferentes tradições espirituais. Podemos dizer que as mais comuns entre nós são as meditações ligadas à Ioga e ao Budismo; como vivemos num país majoritariamente cristão, menciono aqui também a Meditação Cristã¹. Embora cada tradição coloque suas peculiaridades nas práticas, podemos afirmar que a essência da meditação é a prática da concentração. Nesse sentido, a meditação mindfulness é um dos muitos tipos de meditação.

O que diferencia a meditação mindfulness das outras?

Em termos gerais, podemos dizer que são três as características que diferenciam a meditação mindfulness das outras: 1) ela usa como apoio a respiração e o corpo (não usamos mantras); 2) são as técnicas mais estudadas e pesquisadas pela ciência moderna; 3) estão desvinculadas de qualquer aspecto religioso. A possibilidade de treinar a concentração com apoio da ciência e sem ter que discutir religião é o que mindfulness nos oferece. Os benefícios conhecidos e pesquisados² podem ser colhidos por todas as pessoas, independentemente de credo.

Qual é a melhor meditação?

A melhor meditação é, sem dúvida alguma, aquela que você pratica. A oferta de várias possibilidades existe para que cada um de nós possa escolher aquela que melhor se encaixa com a nossa preferência pessoal. Sempre recomendamos para os alunos experimentarem para depois escolher e se aprofundar.

Portanto, mindfulness é um estado mental que pode ser desenvolvido através da meditação mindfulness ou de qualquer outro tipo de meditação. Na verdade, podemos melhorar a qualidade da nossa atenção e presença não só com as práticas formais (meditações), mas também com as práticas informais (sem meditação). Mais isso é o assunto do próximo artigo.

1) Comunidade Mundial para Meditação Cristã – http://www.wccm.com.br/
2) Academia de Mindfulness – https://academiademindfulness.com.br/beneficios-esperados/

Alexandre Lunardelli é sócio fundador da Academia de Mindfulness e desde 2012 conduz programas de treinamento para empresários, executivos, profissionais liberais, professores, artistas e estudantes. Instrutor certificado pela Mindfulness Trainings International (MTI), engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, com especialização em administração de empresas na FGV e MBA pela The Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

Assine nossa newsletter para receber nossas publicações e saber mais sobre como Mindfulness pode te ajudar a desenvolver mais qualidade de vida e mais produtividade ao mesmo tempo.