Para responder esta pergunta vamos inicialmente rever a definição de mindfulness. Como dissemos em artigos anteriores, mindfulness pode ser definido como a habilidade de estar presente, ou seja, um estado mental no qual colocamos nossa atenção para a realidade assim como ela se apresenta. Como vimos, mindfulness é também um conjunto de práticas e exercícios que utilizamos para treinar nossa atenção e desenvolver o estado de atenção plena. Utilizamos as técnicas mindfulness para atingir o estado de mindfulness. Soa estranho, mas é isso mesmo: mindfulness é o cultivo e a colheita.
A meditação mindfulness é um dos muitos tipos de meditação
Existem inúmeros tipos de meditação e a grande maioria delas está ligada às diferentes tradições espirituais. Podemos dizer que as mais comuns entre nós são as meditações ligadas à Ioga e ao Budismo; como vivemos num país majoritariamente cristão, menciono aqui também a Meditação Cristã¹. Embora cada tradição coloque suas peculiaridades nas práticas, podemos afirmar que a essência da meditação é a prática da concentração. Nesse sentido, a meditação mindfulness é um dos muitos tipos de meditação.
O que diferencia a meditação mindfulness das outras?
Em termos gerais, podemos dizer que são três as características que diferenciam a meditação mindfulness das outras: 1) ela usa como apoio a respiração e o corpo (não usamos mantras); 2) são as técnicas mais estudadas e pesquisadas pela ciência moderna; 3) estão desvinculadas de qualquer aspecto religioso. A possibilidade de treinar a concentração com apoio da ciência e sem ter que discutir religião é o que mindfulness nos oferece. Os benefícios conhecidos e pesquisados² podem ser colhidos por todas as pessoas, independentemente de credo.
Qual é a melhor meditação?
A melhor meditação é, sem dúvida alguma, aquela que você pratica. A oferta de várias possibilidades existe para que cada um de nós possa escolher aquela que melhor se encaixa com a nossa preferência pessoal. Sempre recomendamos para os alunos experimentarem para depois escolher e se aprofundar.
Portanto, mindfulness é um estado mental que pode ser desenvolvido através da meditação mindfulness ou de qualquer outro tipo de meditação. Na verdade, podemos melhorar a qualidade da nossa atenção e presença não só com as práticas formais (meditações), mas também com as práticas informais (sem meditação). Mais isso é o assunto do próximo artigo.
1) Comunidade Mundial para Meditação Cristã – http://www.wccm.com.br/
2) Academia de Mindfulness – https://academiademindfulness.com.br/beneficios-esperados/