O mundo à nossa volta está passando por mudanças rápidas e profundas trazendo muitas incertezas para nossas vidas. Estamos expostos a muita informação, distrações e demandas que constantemente disputam nossa atenção.
Por conta desta combinação, de muita informação com mudanças constantes, estamos vivendo no mundo da atenção parcial e instabilidade emocional. Recentemente a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou o burnout (exaustão) como doença.
Temos observado uma diminuição na capacidade de concentração e quadros de estresse, ansiedade, exaustão e depressão. Estes sintomas têm aparecido para todas as pessoas, de crianças a CEOs, na vida pessoal e profissional.
Este ambiente de muita informação e mudanças vai continuar existindo. Provavelmente estas mudanças serão ainda mais rápidas e profundas nas próximas décadas. Quais serão os impactos da tecnologia na nossa vida? no nosso trabalho? e na maneira como nos relacionamos?
Outro dia numa palestra, o CEO de um grande banco comentou que seus executivos têm dificuldade para focar e sentem falta de um “amortecedor emocional”.
O que podemos fazer?
Foi testemunhando este quadro, que criamos o programa “Foco e Inteligência Emocional com base em Mindfulness”. Oferecemos este treinamento através da Academia de Mindfulness (desde 2012) e do aplicativo Ácora (desde 2018).
“Mindfulness”, “Mindful Awareness”, “Consciência Atenta”, “Atenção Plena”, “Plena Consciência”, “Mente Presente” ou simplesmente “Presença” são diferentes palavras para expressar aquela que é nossa maior habilidade: a habilidade de estar atento, ciente e consciente daquilo que está acontecendo. A boa notícia é que todos nós já nascemos com esta habilidade, e a notícia ainda melhor é que podemos praticar e treinar para desenvolvê-la.
Uma mente plena e saudável é uma mente calma, clara, atenta, vigilante e receptiva. Quando despertamos para a possibilidade de estarmos presentes, mudamos a maneira como nos relacionamos com nós mesmos, com os outros e com a vida.
Uma mente treinada não vai eliminar as dificuldades e os obstáculos, mas é o instrumento que temos para lidar com esse ambiente, saindo do piloto automático e impulsividade para a escolha consciente.
Nas últimas décadas tivemos um grande desenvolvimento que começou na área da saúde e depois foi para a educação, mundo corporativo e outros setores da nossa sociedade: a ciência moderna começou a pesquisar os benefícios da meditação. Hoje, a meditação pode ser vista como uma prática laica, secular e amplamente apoiada pela ciência moderna.