Alta performance com base em Mindfulness

O fator mais importante para a alta performance é o nosso poder de concentração, a nossa habilidade de sustentar a atenção naquilo que estamos fazendo no momento. Nesse estado mental de alta concentração e foco

Alexandre Lunardelli

(02/11/2016)

O fator mais importante para a alta performance é o nosso poder de concentração, a nossa habilidade de sustentar a atenção naquilo que estamos fazendo no momento. Nesse estado mental de alta concentração e foco, todos nossos circuitos cerebrais estão direcionados para essa atividade. Podemos imaginar diferentes situações, seja a prova do ENEM¹, a redação de um contrato, a elaboração de uma planilha, uma atividade esportiva, a leitura de um livro ou uma interação com outra(s) pessoa(s).

Mindfulness é o treinamento da atenção

Os exercícios que praticamos tem o objetivo de desenvolver a nossa capacidade de perceber onde nossa atenção está e também a habilidade de trazê-la de volta para aquilo que é relevante momento a momento. São dois aspectos complementares. O primeiro é a chamada “meta-atenção” (ou a atenção da atenção), que é a habilidade de estar ciente da nossa atenção. O segundo é a capacidade de direcionar nossa atenção, é o que chamamos de gerenciamento da nossa atenção. A boa notícia é que podemos treinar e desenvolver nosso poder de concentração; mindfulness é o treinamento e desenvolvimento dos “músculos da atenção”.

Períodos curtos de treinamento já mostram resultados

O tempo de prática não precisa ser igual para todas as pessoas. Quando pensamos em atividades físicas para cuidar do corpo, adequamos o nível do treinamento para as diferentes aptidões e objetivos; alongamentos combinados com caminhadas são suficientes para grande parte das pessoas. Para o treinamento da mente podemos usar o mesmo raciocínio. Para algumas pessoas, o treinamento será de 40 minutos diários e para outras será de 10 minutos (ou mesmo apenas 5 minutos no início). O importante é começar e descobrir qual é a melhor prática para você. Estudo recente² demonstra que mesmo períodos curtos de prática são suficientes para promover as funções executivas da mente, como a atenção sustentada e a memória.

Alto desempenho é também função do nível de hormônios do estresse

Nós costumamos separar os benefícios de mindfulness para fins didáticos, mas na verdade os vários fatores estão inter-relacionados. A atenção sustentada, a memória e outras funções executivas funcionam melhor quando estamos no nível ótimo de estresse (e de regulação emocional). O gráfico abaixo ilustra o chamado estado de “flow” e mostra bem o que queremos dizer.

academia-de-mindfulness-flow

O estado de performance máxima implica um nível ótimo de hormônios do estresse. Algumas pessoas precisam aumentar seu nível de estresse para sair da apatia. Estresse é necessário para nos movimentarmos e engajarmos em nossas atividades. Atualmente, num mundo com altas demandas e muita informação, no qual estamos sempre ligados, o nível de estresse tem crescido e está, para a maioria das pessoas, acima do nível ótimo. Quando estamos estressados, nos tornamos inquietos e ansiosos, perdendo poder de concentração e foco.

Redução do estresse com base em mindfulness é o nome do programa criado por Jon Kabat-Zinn que iniciou todo esse movimento de mindfulness que estamos assistindo nas áreas da saúde, educação e trabalho. Aqui vale a mesma coisa que mencionamos acima: Mesmo períodos curtos de prática de mindfulness reduzem o nível de estresse³.

(1) Mindfulness Training Improves Working Memory Capacity and GRE Performance While Reducing Mind Wandering. Michael D. Mrazek, Michael S. Franklin, Dawa Tarchin Phillips, Benjamin Baird, and Jonathan W. Schooler – University of California, Santa Barbara.

(2) Mindfulness meditation improves cognition: evidence of brief mental training. Zeidan F1, Johnson SK, Diamond BJ, David Z, Goolkasian P.

(3) Brief mindfulness meditation training alters psychological and neuroendocrine responses to social evaluative stress. J. David Creswell, Laura E. Pacilio, Emily K. Lindsay, Kirk Warren Brown.

 

Alexandre Lunardelli é sócio fundador da Academia de Mindfulness e desde 2012 conduz programas de treinamento para empresários, executivos, profissionais liberais, professores, artistas e estudantes. Instrutor certificado pela Mindfulness Trainings International (MTI), engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, com especialização em administração de empresas na FGV e MBA pela The Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

Assine nossa newsletter para receber nossas publicações e saber mais sobre como Mindfulness pode te ajudar a desenvolver mais qualidade de vida e mais produtividade ao mesmo tempo.